Capital: Whitehorse
O território de Yukon faz fronteira ao sul com a província da Columbia Britânica, a leste com o Território Noroeste e a oeste com o estado do Alaska. Com um território que cobre 483.450 Km2 há somente 28.000 pessoas habitando a região.
Acima do Círculo Ártico, Yukon é conhecido como a “terra do sol da meia-noite”, pois durante três meses de verão há sol continuamente. No inverno, porém, a noite prevalece por um quarto do ano. O Yukon deve seu nome a um comerciante da Baía de Hudson, que o denominou “Yu-kun-ah”, ou “o maior dos rios”, referindo-se ao histórico rio que atravessa o território.
Acredita-se que esta região foi a primeira do Canadá a ser habitada por povos que cruzaram a Ásia durante o período da Era do Gelo entre 10 e 25 mil anos atrás. Os primeiros visitantes que a chegaram aos territórios do norte foram exploradores russos que viajavam pela costa do Alaska no século 18. O capitão Vitus Jonasen Bering, um dinamarquês na marinha russa, explorou a costa do Alaska em 1741.
Em 1825 o grupo da Primeira Nação comercializava tabaco, armas e outras mercadorias européias com os povos aborígines da região e logo a companhia britânica Hudson’s Bay e outra companhia Americana chegaram a região e fundaram seus postos de troca para comércio às margens do rio Yukon. Com a venda do território do Alaska aos americanos em 1687, a companhia britânica teve de mudar-se mais ao leste do território, devido aos limites impostos pelo governo americano.
Em 1870 foi encontrado ouro no norte de Yukon e a população cresceu rapidamente chegando a 40 mil pessoas, causando vários danos à região e obrigando a população que já a habitava mudar-se. A descoberta de ouro fez a disputa pelo território entre Canadá e EUA aumentar. Uma comissão foi formada para discutir o problema decidindo que o Canadá teria posse da região em 1898.
Após esta corrida pelo ouro, a população diminuiu e hoje a região possui um quarto da população de povos aborígines. Quase 60% da população total vive na capital de Yukon, Whitehorse.
A bandeira do território representa sua natureza, verde pelas florestas, branco pela neve e azul pela água. No centro da bandeira se encontra o brasão do território. Neles estão representados as montanhas (triângulos vermelhos), os rios (curvas brancas), a Inglaterra (cruz vermelha), seu comércio de troca (circulo azul), além de sua mascote, o Husky, que está acostumado com a temperatura fria e a neve.
Maiores Informações:
Cidades:
Atrações:
Museus: