Yukon

Emblema Youkon

Capital: Whitehorse

O território de Yukon faz fronteira ao sul com a província da Columbia Britânica, a leste com o Território Noroeste e a oeste com o estado do Alaska. Com um território que cobre 483.450 Km2 há somente 28.000 pessoas habitando a região.

Acima do Círculo Ártico, Yukon é conhecido como a “terra do sol da meia-noite”, pois durante três meses de verão há sol continuamente. No inverno, porém, a noite prevalece por um quarto do ano. O Yukon deve seu nome a um comerciante da Baía de Hudson, que o denominou “Yu-kun-ah”, ou “o maior dos rios”, referindo-se ao histórico rio que atravessa o território.

Acredita-se que esta região foi a primeira do Canadá a ser habitada por povos que cruzaram a Ásia durante o período da Era do Gelo entre 10 e 25 mil anos atrás. Os primeiros visitantes que a chegaram aos territórios do norte foram exploradores russos que viajavam pela costa do Alaska no século 18. O capitão Vitus Jonasen Bering, um dinamarquês na marinha russa, explorou a costa do Alaska em 1741.

Em 1825 o grupo da Primeira Nação comercializava tabaco, armas e outras mercadorias européias com os povos aborígines da região e logo a companhia britânica Hudson’s Bay e outra companhia Americana chegaram a região e fundaram seus postos de troca para comércio às margens do rio Yukon. Com a venda do território do Alaska aos americanos em 1687, a companhia britânica teve de mudar-se mais ao leste do território, devido aos limites impostos pelo governo americano.

Emblema Saskatchewan

Em 1870 foi encontrado ouro no norte de Yukon e a população cresceu rapidamente chegando a 40 mil pessoas, causando vários danos à região e obrigando a população que já a habitava mudar-se. A descoberta de ouro fez a disputa pelo território entre Canadá e EUA aumentar. Uma comissão foi formada para discutir o problema decidindo que o Canadá teria posse da região em 1898.

Após esta corrida pelo ouro, a população diminuiu e hoje a região possui um quarto da população de povos aborígines. Quase 60% da população total vive na capital de Yukon, Whitehorse.

A bandeira do território representa sua natureza, verde pelas florestas, branco pela neve e azul pela água. No centro da bandeira se encontra o brasão do território. Neles estão representados as montanhas (triângulos vermelhos), os rios (curvas brancas), a Inglaterra (cruz vermelha), seu comércio de troca (circulo azul), além de sua mascote, o Husky, que está acostumado com a temperatura fria e a neve.

Maiores Informações:

Cidades:

Atrações:

Museus:

Principais Cidades:

Whitehorse

Whitehorse, a capital do território de Yukon, recebeu seu nome devido à espuma criada pelas correntezas do rio de Yukon, que lembravam as crinas dos cavalos brancos. O nome tem sido usado desde 1887.

Whitehorse tornou-se a estação mais importante na rota de White Pass e da estrada de ferro de Yukon. Durante a corrida do ouro, passageiros e seus pertences vieram de Skagway, no Alaska, a Whitehorse e, uma vez lá, podiam ir à cidade de Dawson ou aos campos de garimpo de ouro.

A construção da passagem White e a estrada de ferro Yukon tiveram início em 1898, com as trilhas cruzando os montes e chegando ao Lago Bennet em 6 de Julho de 1899. A estrada de ferro conectou a cidade de Carcross e Whitehorse em junho de 1900, e a linha inteira foi terminada dia 29 de julho de 1900 com uma celebração em Carcross.

Depois que a estrada de ferro chegou a Whitehorse no verão de 1900, vagões de carga e passageiros chegavam regularmente à Whitehorse, vindos de Skagway para tomarem o barco no rio Yukon em direção à cidade de Dawson ou aos garimpos de ouro de Klondike.

A navegação à vapor no rio de Yukon teve início em 1886 e teve sua frota aumentada após o descobrimento de ouro em Klondike. Estes barcos carregaram passageiros e equipamentos de ou à cidade de Dawson durante os meses em que o rio não estava congelado.

Em 1939, o aeroporto foi construído logo após o término da estrada do Alaska. Em 1953 a capital foi mudada da cidade de Dawson para Whitehorse. A capital continuou a crescer desde então com o turismo, que agora é uma indústria importante.

Sobre a Cidade:

Atrações:

Parques e Trilhas:

Museus:

Galerias de Arte:

Devido a volatilidade cambial, não temos valor de cambio fixo nesta data.
Favor consultar-nos para pagamentos.