Capital: Charlottetown
A ilha de Prince Edward é uma das menores no Canadá, tanto em tamanho quanto em população. Localizada na costa leste canadense, a ilha era inicialmente habitada pelos povos aborígines Mi’kmaq (Micmac) que viviam de subsistência. Em 1534 o explorador francês Jacques Cartier chegou à região tomando posse da terra, porém não a fizeram colônia até 1719.
Alguns anos depois (1758), com a chegada dos britânicos, o povo francês foi expulso da ilha, tornando-se colônia Britânica. A ilha foi dividida em 67 parcelas de terra que foram sorteadas entre fazendeiros e aristocratas ingleses. Com esta decisão a população da ilha cresceu desenfreada criando diversos problemas, e, em 1864, o governo iniciou a recompra das terras.
Em 1769, a ilha de Saint John, como era conhecida, tornou-se uma colônia britânica independente e em 1799 recebeu o nome pelo qual hoje a conhecemos, em homenagem ao príncipe Edward da Inglaterra.
A ilha tornou-se parte da confederação canadense somente em 1873. A ilha sediou a conferência de Charlottetown onde foram processados os primeiros artigos para a inclusão da província ao território canadense. Estas cláusulas não foram aceitas até tal data. Foi somente após uma crise na construção da ferrovia que ela aceitou o convite, uma vez que teria suas dívidas pagas pelo governo.
O brasão da província foi confeccionado em 1905 pelo rei Edward VII. No topo do escudo está simbolizado o leão que homenageia a Inglaterra e logo abaixo há três pequenos carvalhos simbolizando a nobreza da ilha e o maior representando a Grã-Bretanha. As raposas prateadas são animais raros nativos da região, além de simbolizarem a inteligência e a razão. A capa em forma de asas que parece cobrir o capacete tem as cores nacionais canadense. O pássaro, Blue Jay, carrega em seu bico um ramo de carvalho vermelho; ambos remetem à província. O lema “Parva sub ingenti” significa “O pequeno sob a proteção do grande”.
A bandeira da província também possui a parte central do escudo, o carvalho e o leão, ambos em respeito à colonizadora Inglaterra.
Maiores Informações: