Passo a Passo para Viajar

Passaporte

O interessado na obtenção do Passaporte deve acessar o site da Policia Federal ou procurar quaisquer das unidades descentralizadas, ou postos de atendimento do Departamento de Polícia Federal, onde obterá as informações específicas para o requerimento do seu passaporte.

Lembramos que o passaporte só pode ser requerido e retirado pelo próprio interessado e a maioria dos procedimentos hoje ocorre on-line, desde o preenchimento dos formulários até o pagamento das taxas e agendamento de horário. Para maiores informações consultar a página da Polícia Federal.

Sempre verifique a validade de seu passaporte e vistos antes de viajar para evitar transtornos antes e durante à viagem. Sugerimos, ainda, que você faça fotocópias coloridas e reduzidas do passaporte e visto do país que for visitar mantendo-a na carteira para que não seja necessário andar com o original o tempo todo.

Seguro Saúde

A grande maioria dos países não oferecem serviço médico gratuito para os turistas, muito pelo contrário, os serviços costumam ter um valor bem elevado. Desta forma aconselhamos sempre a aquisição de um seguro de saúde. Na hora da escolha da empresa a contratar, busque as que possuam seguradoras fortes como parceiras, de forma a não ter problemas na necessidade de sua utilização para valores mais expressivos.

Roteiro

Sempre tenha em mãos o seu roteiro de viagens e sempre deixe com seus familiares uma cópia deste com os telefones onde poderão ser contatados durante a viagem. Adicione a este roteiro os telefones de seu seguro saúde, para que seus familiares também saibam como contatá-lo em caso de uma emergência.

Sugerimos, ainda, que você estude um pouco da cultura e dos pontos turísticos a ser visitados, de forma a aproveitar plenamente sua visita.

Cartão de Crédito

Hoje o cartão é, provavelmente, o meio mais seguro e prático de se pagar contas no exterior. Praticamente todos os estabelecimentos aceitam esta forma de pagamento, mas ao contrário do Brasil, não existe o parcelamento dos gastos. Em muitos estabelecimentos como hotéis e locadoras de carros eles são imprescindíveis, pois servem de caução e garantia para a empresa.

Outra vantagem do cartão é a segurança, pois em caso de perda e extravio além de ser possível o seu bloqueio, as operadoras normalmente conseguem repô-lo em pouco tempo, entregando um novo cartão diretamente em seu hotel.

Existem, ainda, empresas como a Cotação, Confidence, Lastro, que fornecem cartões de crédito pré-pagos. São cartões, como por exemplo, o Visa TravelMoney, internacionais, pré-pagos e recarregáveis que podem ser utilizados tanto para saques como para compras como se fosse um cartão de crédito normal. Desta forma você saberá exatamente quanto possui para gastar durante sua viagem. Além disto, devido às recentes regras de IOF, eles podem ser mais econômicos.

Portanto, mesmo prevendo efetuar seus gastos apenas em dinheiro, sugerimos seja sempre levado um cartão de crédito internacional para o caso de emergências. Este tipo de cartão pode facilmente ser adquirido nos bancos nacionais.

Dinheiro

Procure sempre levar um pouco da moeda corrente de seu destino em notas pequenas para facilitar os primeiros dias da viagem.

Lembre-se, sempre que sair com mais de R$ 10.000,00 (dez mil reais) ou seu equivalente em moeda estrangeira de efetuar sua declaração na alfândega. Esta quantia pode sofrer alteração e aconselhamos sempre confirmar este valor com a Receita Federal.

Medicamentos

Item muito importante e freqüentemente esquecido pelos viajantes são os remédios. Aconselhamos sempre levar nas viagens remédios do cotidiano e antibióticos, pois no caso de uma doença, é mais prático carregarmos os medicamentos a que estamos acostumados do que termos de comprar novos, principalmente pelas dificuldades lingüísticas e pela necessidade de prescrição médica da maioria dos remédios no exterior.

Além disto, não esqueça os medicamentos de uso pessoal, como anti concepcionais, remédios para diabetes, colesterol entre outros, pois sua aquisição no exterior dependerá de prévia consulta médica, que normalmente não será reembolsada pelo seguro saúde. Leve sempre os medicamentos em suas embalagens originais no caso de necessitar comprá-los no exterior isto pode ajudar, e sempre leve uma receita médica com você no caso de ser uma droga controlada.

Roupas

O tipo de roupas a serem levadas varia de acordo com a viagem e a época do ano, mas em geral, busque levar roupas confortáveis e calçados já “amaciados”. Existem páginas como a www.weather.com ou www.canaldotempo.com onde você poderá verificar as condições do tempo para um período de 10 dias e adequar sua bagagem de acordo com as previsões metereológicas.

Outro cuidado que devemos adotar quanto às roupas e calçados é com a diferença denumeração que variam entre o Brasil, a América do Norte e a Europa. Para isto elaboramos uma tabela de tamanhos entre as diversas numerações.

Telefonemas

Existem diversas formas de se telefonar do exterior para o Brasil, sendo que a mais cara é a através dos telefones existentes nos quartos de hotéis. A mais prática forma de se ligar do exterior para o Brasil é através do Brasil Direto via a Embratel.

No entanto, atualmente a forma mais econômica de se ligar é através de cartões telefônicos especiais para chamadas de longa distância. Estes cartões podem ser adquiridos em qualquer banca de jornal ou loja de souvenir, variando sua forma de utilização e taxas de país para país.

Devido a volatilidade cambial, não temos valor de cambio fixo nesta data.
Favor consultar-nos para pagamentos.