Capital: Toronto
Em 1867 surgia a província de Ontario. Banhada pelos grandes lagos ao sul, pela baía de Hudson ao norte e fazendo fronteira com as províncias de Manitoba e Quebec, Ontário se tornou conhecida por sua beleza natural e por ser sede da maior cidade canadense, Toronto, e o maior centro turístico, Cataratas do Niágara.
O nome “Ontario” tem origem indígena e pode ser traduzido como “águas brilhantes” ou “lago maravilhoso” e devido a sua hidrografia iniciou-se o povoamento desta região atingindo hoje aproximadamente 12 milhões de habitantes.
Os primeiros povos foram os indígenas que habitavam as margens dos rios. A partir de 1639 os europeus instalaram-se na província e iniciaram sua explorarão. Devido à demanda da moda na Europa, o mercado de peles, foi a principal atividade da época.
Em 1868 o brasão foi incorporado aos símbolos da província. Formado pelo escudo, o lema e os animais que o sustentam simbolizam a vida selvagem da região. O escudo é formado pela cruz de St. George, a folha Maple (símbolo canadense) e o fundo verde (cor da província), todos simbolizam as relações da província com a Inglaterra. O lema da província, Ut incepit Fidelis sic permanet, escrito em latim abaixo do escudo resume a história da província: “Leal começou e leal permanecerá”.
A bandeira da província foi aprovada em maio de 1965. Nela está representado o brasão, no seu canto direito e a bandeira da Inglaterra no canto superior esquerdo.
Da região ártica à selvagem região estéril da costa da Baía de Hudson às perfumadas regiões frutíferas da península do Niagara; dos monumentos e paisagens de época, seus estabelecimentos mais velhos à beleza sem limites da região do Lago Superior; dos movimentados centros urbanos à silenciosa paisagem dos grandes lagos, a paisagem de Ontário é tão diversificada quanto seus habitantes. Venha conhecer suas diferenças.
Maiores Informações: