Capital: Iqaluit
Em 1 de abril de 1999, o mapa de Canadá sofreu alteração com o nascimento do território novo de Nunavut. Esta foi a primeira mudança no mapa do Canadá desde que Nova Scotia juntou-se ao país em 1949.
Nunavut que significa “terra nossa” em Inuktitut, a língua do povo local Inuit, possui uma área que abrange 1/5 do território canadense, sendo maior que as províncias de Newfoundland, ilha de Prince Edward, Nova Scotia, New Brunswick e Quebec juntas.
O território de Nunavut é composto pelas parcelas centrais e orientais dos territórios noroestes anteriormente existentes. A reformulação do mapa canadense foi feita de forma pacífica e democrática, um motivo de orgulho para o povo canadense.
Através dos milênios, o povo Inuit tem se adaptado com sucesso a um dos climas mais ásperos na terra. O governo de Nunavut é marcado pela miscigenação das tradições de seu povo, a tecnologia moderna e a organização administrativa, uma linha diferente aplicada à política e ao governo.
A criação de Nunavut restaura ao povo Inuit a determinação deste povo como praticado há milhares de anos antes da chegada de Europeus.
Na bandeira do território de Nunavut o dourado simboliza a terra, o branco e o vermelho remetem às cores canadenses, o inuksuk é o monumento de pedra símbolo da região e a estrela azul guia seu povo.
O brasão do território destaca ao topo um iglu que representa o modo de vida tradicional Inuit e sua maneira de sobrevivência em um ambiente com temperaturas hostis. Sobre o iglu, a coroa simboliza o dia de inclusão na confederação canadense.
O cervo e o peixe fazem parte da cultura Inuit e encontram-se sob o lema da região “Nunavut, nossa força”.
Maiores Informações: