Capital: St. John's
Localizada no nordeste do Canadá a província de Newfoundland e Labrador se encontra mais próxima da Europa que qualquer outra parte do continente norte americano.
Com uma área de 405,72Km2 é a décima província canadense é formada por duas áreas distintas: a ilha de Newfoundland e a região de Labrador.
Newfoundland, chamada Terra Nova pelo explorador português João Vaz Corte-Real em 1472, está separada do continente pelo estreito de Belle Isle. Em sua região foram encontrados os únicos indícios de um povoado Viking na América do Norte. Outros povos exploraram a região, usufruindo especialmente da pesca.
Labrador também tem seu nome de origem portuguesa e foi batizada pelo explorador João Fernandes Lavrador em 1492. Devido à dificuldade de locomoção em terra e mar, a região não foi e nem é muito povoada.
Após 1964 as duas regiões formaram uma só província chamada Newfoundland e Labrador, porem com as constantes disputas de Quebec pela posse das terras de Labrador a região não utilizava seu nome completo. Somente em 2001 este nome foi oficialmente utilizado pondo fim às disputas.
Em 1637 o brasão foi criado para uma empresa privada e em 1928 ele foi re-introduzido oficialmente.
No escudo estão representados a cruz de St. George (protetor da Inglaterra), o leão real (referindo-se ao escudo da Inglaterra) e o unicórnio (referindo-se ao escudo da Escócia). O veado foi escolhido como representante para Newfoundland, os Beothuk representando o povo indígena da região e o lema “Seek ye first the kingdom of God” – “Buscai primeiro o reino de Deus” do livro de Mateus 7:23.
A bandeira da província foi adotada em 1980 e suas cores representam o passado, o presente e o futuro da província de Newfoundland e Labrador. O azul simboliza o mar; o branco, a neve e o gelo; o vermelho, o esforço humano e o dourado, a confiança no povo. Desde sua confecção esta bandeira tem guiado o povo da região em direção a um futuro próspero.
Maiores Informações: