New Brunswick

Emblema New Brunswick

Capital: Fredericton

New Brunswick, uma das províncias marítimas canadenses, está localizada ao leste do continente. Com uma área de 70 mil quilômetros quadrados, a região possui 80% de seu território tomado por florestas e somente 20% é destinado à agricultura e áreas urbanas.

Desde tempos imemoráveis a região era povoada pelos índios Maliseet e Mi’kmaq que viviam da caça, pesca, cultivo de milho e atividades de subsistência. Os europeus já conheciam a região desde o ano de 1400, quando um pescador basco pescava nas águas da região de Grand Banks a sudoeste de Newfoundland. Em 1534 o explorador Jacques Cartier visitou a costa leste da região onde hoje está localizada a província de New Brunswick.

No início de 1600, Samuel de Champlain e outros europeus iniciaram sua visita à Nova Brunswick. Os primeiros fazendeiros franceses que chegaram à região iniciaram o povoado desde a baía de Bay of Fundy até o Rio St. John Valley, onde hoje está localizada a capital da província, Fredericton. Esta região foi nomeada Acádia.

A França e Inglaterra brigaram pela área durante mais de um século. O domínio sobre a região mudou de coroa entre eles até a assinatura do Tratado de Utrecht em 1713, quando New Brunswick tornou-se parte da província francesa de Acadia. Em 1755 os britânicos venceram as tropas francesas e estabeleceram o domínio inglês sobre a região. No mesmo ano expulsaram os franceses (Acadians) de Nova Escócia, sendo eles deportados para a região onde hoje se encontra a província.

A província de New Brunswick foi criada em 1784, quando legalistas britânicos comandados de Halifax, Nova Escócia, solicitaram ao governo britânico a separação do território aglutinado à Nova Escócia. A nova província recebeu seu nome em homenagem ao Rei George III, da Inglaterra, quem era originário da Casa de Brunswick. Fredericton , a capital da província, foi nomeada para homenagear o filho do rei, Príncipe Frederick Agosto , Duque de York.

Bandeira Columbia

A maioria da população é de língua inglesa apesar do percentual expressivo de franceses na província. New Brunswick é a única província oficialmente bilíngüe do país.

O escudo foi aprovado pela Rainha Vitória em 1868 e representa a herança inglesa através do leão e do poderio marítimo regional. Os demais representantes da história da província foram adicionados pela Rainha Elizabete II em 1984, durante uma visita a Fredericton. Os dois veados possuem em suas coleiras as cores da Inglaterra e a flor-de-lis da França e simbolizam o poderio destes dois países sobre a região. O salmão e a coroa remetem ao poderio da realeza. O lema “Spem reduxit” significa “A Esperança foi restaurada”.

A bandeira da província foi baseada no escudo e adotada em 1965.

Hoje, nativos, franceses, ingleses, escoceses e irlandeses, apesar de suas origens diferentes, exibem um brilhante entrosamento multi-cultural e espiritual de sua herança.

Maiores Informações:

Principais Cidades:

Fredericton

Fredericton é a capital da província de New Brunswick, Canadá, e está situada na porção central da província no rio St. John.

A área foi primeiramente chamada de “O Ponto de Ste. Anne”. Sua região foi domicílio dos Acadians (povo francês) em 1732 fugidos de Nova Scotia, após os ingleses terem tomado posse do território. Os ingleses em 1755 assumiram o poder sobre a região de Ste. Anne expulsando mais uma vez os franceses da região e destruindo totalmente a cidade.

Em 1753, legalistas britânicos chegaram a região de Ste. Anne após a revolução americana. Quando New Brunswick se tornou província em 1784, o ponto de Ste. Anne tornou-se capital da província, devido à sua posição central, diferentemente de sua concorrente, a cidade litorânea de Saint John. O layout de ruas foi elaborado para a região oeste da cidade, a universidade King’s College (hoje Universidade de new Brunswick) foi fundada e a região foi nomeada “Fredecick’s Town”, em homenagem ao segundo filho do rei George II da Inglaterra. O nome foi diminuído para Fredericton logo após a cidade ter-se tornado oficialmente capital da província de New Brunswick em 25 de abril de 1785. O prédio da Assembléia Legislativa foi construído em 1788, porém destruído em 1880. Dois anos depois, o presente prédio do Legislativo foi construído. Em 1913, a cidade anexou a seu território diversos territórios, tais como Nashwaaksis, Marysville, Baker’s Point e Silverwood.

A razão pela qual a cidade foi escolhida como capital, foi a mesma de ter sido escolhida como centro militar. Muitos dos prédios originais utilizados pelos militares da época ainda se encontram na cidade e estão abertos à visitação turística.

Em 1848, Fredericton atingiu o status de cidade após a construção da Igreja Anglicana Cristã. Hoje, Fredericton é conhecido por seus poucos Olmeiros ainda de pé, numerosos espaços públicos e uma maravilhosa vista do vale do rio de Saint John.

Sobre a Cidade:

Atrações:

Teatros:

Galerias de Arte:

Igrejas: